
Os gatos do Recoleta
março 16, 2015
Deus, mamãe é imortal?
março 21, 2015“No dia que tiverem distribuindo puta, cachaça e cocaína aqui na praça eu acredito nessas coisas!”.
O evento era uma doação de roupas e alimentos para mendigos, organizado por uma ONG qualquer, chamado “Doando Felicidade” e a pergunta havia sido feita pelo jornalista engomadinho e sorridente, da camisa polo roxa, que estava ao vivo para o jornal local da hora do almoço. Ele perguntou pra um jovem rapaz se ele acreditava que esse tipo de iniciativa poderia realmente trazer mais alegria às pessoas necessitadas.
L.F., 20, o autor da resposta, sentiu-se especialmente bem com a ligeireza do próprio raciocínio. O rapaz, que nunca precisou pagar por sexo, nunca usou drogas mais pesadas do que o álcool e, vá lá, nem era assim tanto de beber, soltou aquela resposta no improviso, única e exclusivamente com o intuito de deixar o repórter desconcertado. Conseguiu: o repórter, de pouquíssima idade a mais do que o entrevistado inconveniente, ficou com o rosto tão roxo quanto a camisa que trajava e começou a gaguejar e tentar improvisar qualquer coisa. Só depois ele soube que, assim que ouviram as palavras “puta”, “cachaça” e “cocaína”, os diretores do jornal cortaram o link, alegando problemas técnicos.
As reações entre os transeuntes ao redor foram bastante variadas. Pouco menos da metade gargalhou ao ouvir a resposta inusitada. Um grande número soltou aquele “u” longo, como quem ouve uma provocação e espera pra ver qual vai ser a reação do provocado. E, por fim, uma meia-dúzia tomou as dores do repórter e ameaçou bater em L.F., enxotando-o rua XV abaixo. O piá saiu, sentido praça Osório, e no caminho percebeu o celular vibrando várias vezes em seu bolso. Antes de checar ele sorriu, pegou uma casquinha de sorvete de chocolate porque tinha acabado o de creme, e sentou num banco à sombra, pra ler as cinco – até ali – mensagens recebidas. Assim ele terminou de curtir aquele intervalo de almoço em que havia, finalmente, se tornado famoso.
por Rômulo Candal
Fotografia: “Mensagem Recebida!”, por Sadi Junior./cc






1 Comment
Aí eu acredito… massa Krk.